DOAÇÕES



 









CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

59- NOSSA HISTÓRIA DE (30 ANOS PR:IVANILDO) — (30 ANOS PRA:ROSINETE) SEXTA ÀS 19H 17-11-2023


HISTÓRIA E Quem são os heróis da fé?

Os três primeiros heróis da fé na bíblia

Abel: Filho de Adão e Eva. Ele ofereceu sacrifício agradável ao Senhor. O primeiro a ser referenciado na galeria dos heróis da fé. Sua oferta foi mais excelente do que a do seu irmão Caim. O seu exemplo deixou um significado nas escrituras de que foi um justo que viveu pela fé.

 

Enoque: Este foi translado pelo Senhor, ou seja, seu corpo não viu a morte (Hebreus 11:5). Somente ele e o profeta Elias nunca morreram. Enoque viveu em época muito distante, antes do diluvio. Pela fé obteve bom testemunho, pois andou com Deus.


Noé: Este confiou em Deus além dos acontecimentos visuais. Foi divinamente instruído para Construção da arca. Prontamente se colocou na palavra de Deus de que iria inundar a terra por causa dos pecados da humanidade. Ao cumprir o chamamento de Deus, ele e sua família entraram na arca e sobreviveram ao diluvio Hebreus 11:7.


Os heróis da bíblia no período dos patriarcas

Abraão: A grande referência do povo de Israel pela sua notável exemplo de fé pura em Deus. Ele creu nas promessas do Senhor sem duvidar. Pois deixou a sua terra, Ur dos Caldeus, sem saber o destino exatamente. Ainda continuou a habitar na terra prometida como estrangeiro. Mas Abraão entendeu que a verdadeira promessa de Deus não se resumia a pátria terrena, mas a importância da pátria celestial.

Ele também creu na promessa da sua descendência, mesmo com sua mulher estéril e avançada de idade. Deus o provou. E ele mesmo assim não murmurou e levou seu próprio filho ao holocausto. A sua fé inabalável só o fez permanecer crendo que Deus era o poderoso para ressuscita-lo dentre os mortos Hebreus 11:17-19.


Sara: Mãe da promessa e esposa de Abraão. Era estéril e já estava com idade avançada. O Deus todo poderoso a prometeu um filho. Apesar da idade de mais de 90 anos. Sara pela fé recebeu do Senhor o privilegio de ser mãe  Hebreus 11:11.


Isaque: Filho de Sara e Abrão. Herdeiro da promessa de Deus feita a Abraão. Pela fé abençoou seus filhos acerca das coisas que se sucederiam com seus descendentes Hebreus 11:20.

Jacó: Filho de Isaque e neto de Abraão. Pela fé abençoou seu filho José. E que o mesmo por ser mais novo seria mais proeminente e Senhor do que seus filhos mais velhos Hebreus 11:21, Gênesis 48:13-20.


José: Filho de Jacó. Tornou-se governador do Egito e foi benevolente com o seu povo. Antes de morrer deixou um pedido para que seus restos mortais fossem tirados do Egito e levados para a terra prometida. Pois entendia as promessas do Senhor e sua fé estava firmada naquilo que não se vê mais na garantia do Senhor sobre Israel Hebreus 11:22.

Os heróis da fé para nação de Israel

Moisés: foi o grande legislador de Israel. Escolhido pelo o Senhor para liderar os israelitas durante o êxodo. Pela fé Moisés com coragem abdicou dos tesouros do Egito e dos prazeres transitórios do pecado para ser maltratado com o seu povo. Mas, depois celebrou a Pascoa e atravessou o mar vermelho com os israelitas cantando em vitória sobre os egípcios.


Raabe: era uma meretriz canaanita que vivia na cidade de Jericó. Pela fé não pereceu junto do seu povo, pois demonstrou lealdade ao Senhor protegendo os espias de Israel. Por isso foi justificada e tornou-se também uma ancestral de Jesus segundo a carne Hebreus 11:31, Mateus 1:5 e Tiago 2:25.

Gideão: Juiz de Israel, foi levantado pelo Senhor para libertar os israelitas da opressão dos Midianitas. Combateu com apenas 300 homens um exercito numeroso inimigo e sai vencedor.


Baraque: Líder de Israel foi direcionado e encorajado por Débora para libertar a tribo do norte do opressor rei Hazor.


Sansão: Conhecido por sua grande força. Através do Espirito Santo ele realizou feitos notáveis embora tenha caído com Dalila e desviado do propósito do Senhor.


Jefté: Foi oitavo Juiz de Israel. Sobre a sua liderança libertou os o povo de Israel da opressão dos Amonitas que durava 18 anos.

Samuel: foi o último juiz e o primeiro na tradição profética em Israel. Samuel ungiu os primeiros reis ao trono de Israel.


Davi: Considerado o rei mais importante da história de Israel. Usado pelo Espirito Santo, Davi realizou grandes prodígios e pela fé profetizou e esperou a vinda do Messias demonstrado nos seus Salmos messiânicos.



Resumo dos 10 heróis da fé na bíblia

1 Abel

Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.

Hebreus 11:4


 2 Enoque

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.

Hebreus 11:5


3 Noé

Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Hebreus 11:7


4 Abraão

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa;

porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador.

Hebreus 11:8-10


5 Sara

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.

Hebreus 11:11,12


6 Isaque

Pela fé, igualmente Isaque abençoou a Jacó e a Esaú, acerca de coisas que ainda estavam para vir.

Hebreus 11:20


7 Jacó

Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou.

Hebreus 11:21


8 José

Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos.

Hebreus 11:22


9 Moisés

Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei.

Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;

porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.

Hebreus 11:23-26

10 Raabe

Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

Hebreus 11:31


O que podemos aprender com os heróis da fé 

Os heróis da bíblia deixaram exemplos reais de uma vida entregue totalmente a Deus. Mostraram a importância de mantermos firmes na fé Hebreus 12:1-2. Se você se senti desanimado veja a vida dos heróis da fé e a li encontre encorajamento para seguir.


Em Jesus recebemos a benção que todos os heróis da bíblia esperavam mesmo sem ver.


Como eles, ter fé e obedecer a Deus nem sempre é e será fácil. Poderemos enfrentar sofrimentos, perseguições e ate casos de iminente morte. Mas tudo isso é contado em nosso favor e aos milagres de Deus são muitos maiores do que as situações aqui vividas.


A vida de fé é marcada com grandes lutas, mas também com grandes milagres que só Deus pode realizar em nossas vidas Hebreus 12:11-13.







Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Cânticos 8 - João Ferreira de Almeida Atualizada

6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o inferno; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor.


7 As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá — lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.

 

As 5 características do amor segundo a Bíblia.

1. O amor produz um bom caráter.
2. O amor é altruísta
3. O amor é justo
4. O amor dá força
5. O amor nunca perece

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 1 Coríntios 13:13




blogs