DOAÇÕES



 









CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

81- CUIDADO COM ATITUDE PRECIPITADA SEXTA ÁS 19H 24-05-2024

 

CUIDADO COM ATITUDE PRECIPITADA

Provérbios 19:2 Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.

O que a Bíblia diz sobre ser precipitado?

A precipitação é a causa do sofrimento de muitas pessoas. - A palavra precipitação vem de precipício: abismo, perdição, ruína. A Bíblia ensina que quem age precipitadamente é louco:
“O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura” Provérbios 14.29.

– Ser precipitado é agir ou falar sem pensar nas consequências e sem buscar a Deus. A precipitação é a causa do sofrimento de muitas pessoas.

- A palavra precipitação vem de precipício: abismo, perdição, ruína. A Bíblia ensina que quem age precipitadamente é louco:

“O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura” Provérbios 14.29.

- Heródoto, um historiador grego, disse: “A precipitação é a mãe do fracasso”

1 – Precipitação nas palavras

“Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele” Provérbios 29.20.

– De acordo com o dicionário, “insensato” significa: “Falto de senso ou razão, demente, louco”

– A Bíblia ensina, portanto, que há mais esperança para o louco do que para aquele que fala precipitadamente.

2 – Algumas decisões precipitadas

– Avalizar alguém em um negócio, emprestar cheques ou cartão de crédito, emprestar o nome para realização de compras ou afiançar um aluguel.

– Nas viagens de carro: ultrapassar fora de local permitido e trafegar em velocidade acima do permitido. Consequências: dor, morte, invalidez, prejuízos, etc.

– Construir em lote alheio: lote dos pais, dos sogros, dos parentes.

– Pedir demissão do emprego, por pressão, perseguição ou por indecisão. Isso é sair fora do tempo de Deus.

– Sair da igreja onde Deus o colocou.

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” Hebreus 10.25.

– Deixar a liderança que Deus o colocou.

“Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” Hebreus 13.7.

– Mudar de cidade por decisão humana, sem pesquisar para onde está indo ou confiando em palavras de amigos e parentes, sem a direção de Deus.

“O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho” Provérbios 13.10.

3 – As consequências de um ato precipitado

– Sara, Abraão e Agar Gênesis 16.1-6. Resultado: Ismael pai dos árabes e Isaque pai dos judeus. É um conflito que se estendeu por gerações e continua até os dias de hoje.

– Esaú e sua escolha precipitada Gênesis 25.27-34. Esaú vendeu o direito de primogenitura. Perdeu a herança.


4 – A precipitação nos torna escravos

“Aquele que é vencido fica escravo do vencedor” 2Pedro 2.19.

– Decisão de fazer mal a alguém. Consequências: condenação, prisão, destruição da vida e da família.

– Casamento precipitado, sem ouvir os pais, o pastor ou o líder: choro, sofrimento e angústia.

– Incluir alguém em uma liderança ou cargo de confiança sem primeiro prová-lo: perdas irreparáveis para ambas as partes, inimizade e decepção.

– Dar crédito a uma palavra profética sem antes prová-la ou conhecer a vida do profeta: tendência em ouvir o que a alma quer, frustração.

– Tomar uma decisão sem antes ouvir conselhos. Comunicar uma decisão é diferente de buscar um conselho.

DEFINIÇÃO

– Quando passamos por dificuldades, ficamos tentados a agir de maneira precipitada.

– Mas qual é a ordem do Senhor para estas ocasiões? Aquietar, parar, esperar.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” Salmos 46.10.

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” Provérbios 15.22.

Não havendo sábios conselhos, o povo cai; mas na multidão de conselhos há  segurança” Provérbios 11.14.

A precipitação é uma pressa irrefletida. Reagir sem a devida deliberação, reflexão ou cautela. A precipitação não é algo novo, é antiga, desde a criação do homem existe este mal chamado precipitação. A precipitação é muitas vezes uma cilada do Diabo para nos fazer agir rápido demais e pegar-nos num momento de imprecaução, sem oração.

“Não é bom agir sem refletir, e o que apressa os seus pés erra o caminho” Provérbios  19:2.

“Como a cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” Provérbios  25:28.
 

“Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele”Provérbios  29:20.
 

“Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas as tuas palavras” Eclesiastes 5:2.

Exemplos na Bíblia de pessoas que se precipitaram e sofreram graves consequências:

Abraão – Gênesis 12 -16.

Abraão estava com oitenta e cinco anos. Com setenta e cinco Deus apareceu a ele pela primeira vez Gênesis12.4 e lhe fez a promessa de que dele surgiria uma grande nação.


Abraão foi precipitado; Ele por não entender o tempo de Deus, decidiu controlar a situação a sua maneira e gerou Ismael, que não era o filho da promessa. Isso gerou várias consequências para Abraão, sua família e para os povos

 (árabes, descentes de Ismael e Judeus, descentes de Isaque)

Jonas – Jn 1 e 2

Jonas era um profeta conhecido em Israel. Ele era de um lugar na Galileia chamado Gate-Héfer .Um dia Deus mandou Jonas ir pregar na cidade de Nínive, a capital da Assíria. Deus tinha visto a maldade de Nínive e estava a ponto de destruir a cidade.


Jonas ficou dentro do peixe por três dias e três noites.

Jonas foi precipitado. Tentou mudar os planos de Deus para sua vida e acabou sofrendo consequências.

Esaú – Gênesis 25:29-34.

Esaú Foi o primeiro filho de Isaque e Rebeca e o irmão gêmeo de Jacó. Ele era ruivo e muito peludo (origem do seu nome) e um bom caçador.

 

Ele pediu um pouco da comida ao seu irmão mas Jacó exigiu um pagamento: o direito de filho mais velho.

 Esaú, pensando só com a barriga, aceitou e fez um juramento, transferido seu direito de filho mais velho para Jacó Gênesis 25:32-34. Assim, Esaú vendeu sua herança por apenas um ensopado vermelho!

 


Esaú foi precipitado. Por causa da fome, trocou sua primogenitura com seu irmão, por um prato de lentilhas.  Deve várias consequências por causa disso.

Os discípulos – Lc 9:51-56.

Jesus sabia o que ia acontecer com ele em Jerusalém. Foi por isso que ele determinou que ia para Jerusalém e nada iria impedi-lo. 

 Ele está indo para se sacrificar por este povo, e nem hospedagem querem dar a ele? Tiago e João expressam o que muitos de nós já sentimos.

Em um ato precipitado, eles queria oram para que Deus mandasse fogo do céu para queimar uma aldeia de samaritanos que não receberam Jesus. “A vingança pertence ao Senhor. O que sofremos por causa dele, deve ser deixado a si mesmo para reprovar ou punir. O insulto é oferecido a ele, não a nós.” 

Pedro – Mateus 26:34.

O apóstolo Pedro é um símbolo do homem inconstante. Como o pêndulo de um relógio, ele oscilava entre as alturas da fé e as profundezas da covardia. 


“Não sei o que dizes” Mateus 27.70. 

Pela segunda vez negou a Jesus, com juramento: “Não conheço tal homem” Mateus 27.72. Pela terceira vez negou a Jesus.

 Então, começou a praguejar e a jurar:

“Não conheço esse homem” Mateus 27.74. Pedro chorou amargamente.

Pedro precipitou-se em afirmar que nunca abandonaria Jesus.

Ananias e Safira – Atos 5:1-11.

Ananias e Safira faziam parte da igreja primitiva em Jerusalém. No início da igreja, muitos crentes com mais posses venderam propriedades que tinham e deram o dinheiro para sustentar a igreja.

 Por causa dessa generosidade, os membros mais pobres da igreja não passavam necessidade Atos  4:32-35. 

Um dia, Ananias e Safira decidiram vender uma propriedade que tinham e guardar uma parte do lucro. 

O dinheiro era dele e ele poderia ter feito qualquer coisa com ela. Ananias não tinha a obrigação de dar o dinheiro todo à igreja. Ele não precisava mentir  Atos 5:3-4. 


 Nesse momento Safira também caiu morta! Por causa desse acontecimento, todos ficaram com grande temor de Deus Atos 5:9-11.

A mentira tirou a vida da Ananias e de Safira.

A Bíblia nos mostra várias histórias com consequências devastadores de atitudes precipitadas.

Como evitamos a precipitação?

1 – Descanse em Deus

O salmista escreveu: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus…” (46:10). Paulo exortou os filipenses:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma…” Filipenses 4:6.

 E Pedro instruiu seus leitores a lançarem todas suas ansiedades sobre Deus 1 Pedro 5:7. 

Como alguém pode parar de se preocupar e

“aquietar-se”? Somente por meio da oração e confiança no Deus de amor Filipenses 4:6-7.

 Aqueles que lançam sua ansiedade sobre Ele podem colocar de lado o barulho e a confusão, ambições e esforços, e experimentar a paz de Deus .

 Isso não significa que aqueles que se “aquietam” diante do Senhor vão escapar dos perigos e dilemas da vida

 — mas significa que terão a habilidade de viver com tranquilidade em meio a tudo isso. Embora os problemas permaneçam, a confusão, a apreensão e o desespero desaparecerão lentamente.

Se você nunca se conscientizou da profundeza do amor de Deus e do Seu chamado para viver nesse amor, sua vida será repleta de ansiedade e cuidados. 

Muitas vezes você ficará nervoso e impaciente 

— sempre buscando aquele “algo mais”. Quando você aprende a confiar em Deus e lançar suas ansiedades sobre Ele, pode ficar calmo em meio às exigências da vida.  

Tudo isso, evita a precipitação. Isso é descansar em Deus.

2 – Deixe Deus guiar sua vida

A precipitação nos mostra quem está guiando nossa vida. Podemos ser guiados pela carne ou pelo espírito. Ao sermos guiados pela carne, somos precipitados.

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome Salmos 23:1-3.

Eu sou o bom Pastor; eu conheço as minhas ovelhas, e as minhas me conhecem… As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me seguem João 10:14,27. 

Devemos deixar nosso bom pastor guiar nossas vidas. Ele deve ser nossa base, rocha inabalável. Devemos entregar nosso caminho a Ele, confiar nele e todo mais, ele fará.

3 – Busque conselhos

A primeira fonte de conselhos que temos a nossa disposição é a Bíblia.

 Infelizmente, muitas pessoas acham que a Bíblia é apenas um livro escrito por homens cheio de regras e imposições, que sendo quebradas, nos causam dor, destruição e morte. 

Mas a Bíblia é a Palavra inspirada por Deus, escrita por mais de 40 pessoas ao longo de 1500 anos, com a perfeita coerência entre todos os livros e versículos, que Deus nos deixou para transmitir a verdade ao mundo. 

A bíblia nos ensina a viver 2 Timóteo 3:16-17 e ilumina nosso caminhar Salmo 119:105.

Além da Palavra de Deus, há homens e mulheres capacitadas para nos aconselhar, como os pastores, líderes e irmãos com mais tempo de caminhada ao lado do Senhor.

Há um velho ditado popular que diz: “Quem não escuta conselhos; escuta: coitado!”. A Bíblia diz que na multidão de conselhos há sabedoria.

“Não havendo sábia direção o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança” Proverbios 11:14.

Uma pessoa que não ouve os sábios, não lê as placas de sinalização ao longo do caminho, caminha rumo ao desastre. 

Muitos namoros jamais teriam começado, muitos casamentos jamais teriam acontecido, muitas separações jamais teriam ocorrido se as pessoas escutassem bons conselhos. 

As cadeias estão cheias de pessoas que não escutaram o conselho dos pais. Os cemitérios estão semeados daqueles que taparam os ouvidos aos conselhos dos amigos.

“Onde não há conselho frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se    estabelecem” Proverbios 15:22.

Devemos ouvir e seguir os conselhos de pessoas tementes a Deus.

4 – Não aja sob pressão

Em nossas vidas, recebemos pressão em várias áreas distintas. Somos pressionados em nossos trabalhos, famílias, sociedade e até mesmo pela mídia. Quando agimos sob pressão, corremos o risco de nos precipitarmos e depois nos arrependermos.


A regra que o mundo nos impõe é “Siga o seu coração”. Como cristãos, devemos saber que nosso coração é enganoso:

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17:9

Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3:15.


Assim a fama de Davi espalhou-se por todas as terras, e o Senhor fez com que todas as nações o temessem. I Cronicas 14:13-17

Independentemente da pressão que Davi recebia no campo de batalha, Davi consultava a Deus e seguia o que lhe foi ordenado. Por isso, saiu vitorioso de suas batalhas.

Para exemplificar este fato, descrevem-se quatro calamidades que pareceriam ser o fim do mundo, sem atemorizarem aos que tem Deus como refúgio Romanos 8.31-39.

 A presença e o poder de Deus, reconhecidos e aceitos em nossas vidas, constituem a diferença entre derrotas e vitórias, entre fracassos e êxitos, entre o medo e a fé. E finaliza nos dando a segurança que precisamos para viver:

“Aquietem-se e saibam que eu sou Deus! Salmo 46:10

5 – Aja no tempo certo: no tempo de Deus!

O tempo de Deus não é o nosso tempo! As horas do céu quem administra é o Senhor. Ele sabe o tempo certo para cada agir. Assim como obedecer a vontade de Deus, devemos obedecer o tempo de Deus! Não adianta tentar antecipar, ou atrasar o relógio do céu. Não temos poder pra isso.

A Bíblia nos mostra que Jesus veio na “Plenitude dos Tempos” Gálatas 4.4, ou seja, mesmo o Plano da Salvação tão necessário pra humanidade começou a se cumprir no tempo oportuno. 


“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3:1. 

Por que o tempo de Deus não corresponde com o nosso tempo?

1. Porque Deus sabe os fatores que podem nos ajudar ou prejudicar.

Deus conhece todas as implicações e variáveis daquilo que nós pedimos. E justamente por isso, que Deus sempre responde nossos pedidos com sim, não ou espere.

2. Porque Deus não quer apenas fazer coisas por nós, mas principalmente em nós.

Por vezes, quando Deus nos reponde espera, para nós é como se fosse o não. Não gostamos de esperar. Porém, é neste tempo que Deus trabalha em nós, em nosso coração, pois seu desejo é que cresçamos e amadureçamos.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

3. Porque Deus não quer apenas fazer coisas por nós, mas também deseja fazer por outras pessoas.

Aquilo que Deus faz em nós pode alcançar as pessoas ao nosso redor. Nosso testemunho pode edificar a vida de outros. A benção que chegou a nós, pode alcançar outras pessoas.

Que privilégio ser instrumento para a obra do Senhor! Porém, o mérito nunca será nosso, será sempre de Deus.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Cânticos 8 - João Ferreira de Almeida Atualizada

6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o inferno; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor.


7 As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá — lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.

 

As 5 características do amor segundo a Bíblia.

1. O amor produz um bom caráter.
2. O amor é altruísta
3. O amor é justo
4. O amor dá força
5. O amor nunca perece

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 1 Coríntios 13:13




blogs